O que é um cientista de dados? Salário, habilidades e como se tornar um

Logo depois, grande parte do trabalho de Data Science envolve a limpeza e o pré-processamento desses dados para que seja possível padronizá-los e gerenciá-los de alguma forma. Nos exemplos que demos, o sistema de recomendações poderia se basear em buscas e compras anteriores e a organização do transporte poderia ser otimizada por meio de dados de GPS. Para isso, ele deve saber o que está procurando ou quais são as solicitações da área que será atendida. Existem diversas possibilidades, como transportadoras interessadas em calcular rotas mais efetivas para suas entregas ou lojas online desejando criar um sistema de recomendações de compras aos clientes. Se quiser saber mais sobre o dia a dia de diferentes profissões, acesse o nosso Guia de profissões. E para acompanhar dicas de processos seletivos, carreira e mercado de trabalho, nos siga no instagram @gupy.empregos.

Um passo importante para se tornar cientista de dados é estudar bastante e de forma consistente. O Cientista de Dados é o profissional com perfil “learning mode”, ou seja, vai estar sempre aprendendo, pois a tecnologia não para de evoluir em análise de dados. Quando estiver apto a construir um modelo preditivo, fazendo de forma adequada o trabalho de engenharia de atributos e sabendo interpretar o modelo, já estará em condições de começar a buscar oportunidades no mercado. Empreender talvez seja uma das principais vantagens em aprender Data Science e IA.

Reduzindo o Overfitting com Data Augmentation

Nesse sentido, se a pessoa trabalha com saúde, deve entender da área; se lida com o setor automobilístico, também. Ela é crucial para as análises que são feitas com gráficos e mapas, assim como para as modelagens com machine learning e deep learning. Muitas técnicas analíticas usam como base preceitos da estatística que devem ser dominados por quem tenta a carreira nesse campo profissional.

A partir disso, o profissional consegue prever a probabilidade do advogado ganhar ou perder o caso. Dessa forma, ele pode evitar vários desgastes e custos para a empresa baseado neste tipo de análise. Como o trabalho é em equipe, é preciso que todos estejam em sintonia e concordem com a forma de resolver o problema.

Como escrever uma Cover Letter poderosa para Data Science

Os estudos nas áreas do Diagrama de Venn fornecem a base necessária para executar cada uma dessas macro atividades de ciência de dados. A linguagem de programação SQL (Structured Query Language) como o nome sugere é uma linguagem que permite consultas estruturadas à uma base de dados relacional. Esta linguagem é de extrema importância para os cientistas, pois grande parte dos dados está acessível por meio de SQL. Uma competência fundamental para a pessoa cientista de dados é a capacidade de manipular dados com um computador. Isto será necessário para multiplicar e somar dados, aplicar testes estatísticos e construir gráficos e visualizações.

Além da constante demanda por especialistas na área, o salário médio de um cientista de dados é de R$ 7.500,00, de acordo com o site Glassdoor, podendo chegar a mais de R$ 13.000,00. Existem muitas multinacionais e startups que precisam de cientistas de dados para organizar, tratar, analisar e aproveitar a enorme quantidade de dados gerada diariamente. Kaggle é uma ótima fonte de conhecimento, recomendo fazer desafios mesmo com os algoritmos mais básicos. Também gosto muito dos cursos e dos conteúdos do Andrew Ng, não são fáceis de finalizar mas dão uma base muito sólida. Na prática, esse processo é bastante não linear, significando que há muitas idas e vindas de uma atividade para a outra e alguns problemas demandam mais esforço em uma etapa do que em outra.

Passo 5: Linguagem de Programação e Machine Learning

Uma pessoa cientista de dados é, sobretudo, uma pessoa com o poder de gerar mudanças significativas em seu contexto. Em caso de trabalhar em uma empresa, por exemplo, suas análises podem conduzir à otimização da receita, à eliminação de erros e a contribuições que ajudam na sustentabilidade do negócio. A partir de algumas investigações, é possível gerar benefícios globais.

Para o cientista de dados, aplicar matemática e estatística avançada faz parte das suas funções. Isso acontece porque um profissional já identificou, por meio da programação, um padrão na base de dados de que os clientes que compram um notebook bootcamp de programação tem alta tendência a comprar também um mouse. Assim, você recebe uma seleção dos produtos mais relevantes e a loja pode aumentar as vendas. Assim como você, outras pessoas também assistiram aos filmes A, B e C, mas também viram o D.

Outra função comum no dia a dia desse tipo de profissional é a análise de exploração, em busca de insights e padrões nos dados. Nesse momento, utiliza-se um conhecimento estatístico para desenhar gráficos e estabelecer análises prévias que evidenciam interessantes descobertas. Segundo um estudo da IBM, 80% das pessoas cientistas de dados passam a maior parte do tempo https://temlondrina.com.br/tecnologia/qual-escolher-bootcamp-de-programacao-x-cursos-tradicionais/ encontrando, organizando e tratando dados, ao passo que apenas 20% delas fazem análises. Digamos que a equipe de vendas precisa de projeção do número de vendas para um determinado momento do ano ou ainda precisa estimar a demanda para alguns produtos. Outros setores podem necessitar de análises de dados que chegam via streaming para decisões em tempo real.

como se tornar um cientista de dados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *